SAÚDE BUCAL DO TRABALHADOR

A Dentista Expresso com a implantação do Programa de Saúde Bucal do Trabalhador, oferece um conjunto de ações mais abrangentes voltadas à manutenção da saúde da boca. Este seria um significativo avanço pois estaremos saindo do paradigma de atendimento odontológico com ênfase apenas nas questões dentárias para oferecer um espectro mais amplo de ações.

Com esta intenção pretende-se dar prioridade à saúde Bucal do Trabalhador , por acreditar que o controle das doenças bucais na faixa etária do escolar já encontra-se em um patamar bastante satisfatório , conforme os resultados encontrados no Estudo Epidemiológico sobre prevalência da cárie dental em crianças de 3 a 14 anos de 1993 , com diminuição de cerca de 30% no índice de ataque de cárie entre 7 e 14 anos,em relação à situação diagnosticada 7 anos antes . Com relação à saúde bucal do trabalhador poucos foram os avanços obtidos nos últimos anos. A prevalência de doenças bucais atingindo mucosas , que varia em torno de 8-14% na faixa dos trabalhadores permanece inalterada. O número de trabalhadores que chega aos Hospitais de Câncer com câncer bucal já em fase avançada não têm diminuído e infelizmente nesse momento a cura já não é mais possível devido ao diagnóstico tardio da doença . Com um simples exame bucal realizado adequadamente centenas de casos poderão ser detectados em estágio inicial.

Com a advento da AIDS passa a ser crescente o número de trabalhadores portadores do HIV . Mais de 20% dos portadores do HIV ou AIDS apresentam manifestações bucais decorrentes da doença ou mesmo os assintomáticos necessitam de atenção odontológica . Ainda observa-se discriminação por parte de profissionais de Odontologia ao prestar atendimento à portadores do HIV.

Com relação à incidência de doenças bucais comuns como afta , candidíase , herpes , mucoceles , hiperplasias e traumatismos por próteses, percebe-se pouca resolutividade. Seria mais efetivo para o trabalhador ter seus problemas bucais resolvidos, sem necessidade de realizar encaminhamentos a outras Institutições.

Trata-se portanto de estebelecer um processo de vigilância à saúde bucal dos trabalhadores, prvenindo, controlando e reabilitando os problemas bucais que aparecem nesta clientela, com base na epidemiologia e patologia destes problemas.

São 3 as vertentes analisadas:

1) DOENÇAS PROFISSIONAIS OU ACIDENTES COM MANIFESTAÇÃO BUCAL

2) DOENÇAS BUCAIS PREVALENTES EM TRABALHADORES

3) CAPACIDADE DE TRABALHO XQUALIDADE DA SAÚDE BUCAL

DOENÇAS PROFISSIONAIS

Quando se abordam os problemas de saúde/doença bucal dos trabalhadores se introduzem alguns exemplos mais ligados ao momento direto da produção, isto é, aquele relacionado com o tempo e o espaço em que o trabalhador está em contato com os intrumentos e com a própria matéria prima do trabalho.
Por exemplo, o caso do câncer de boca, sabe-se que agricultores, pescadores, marinheiros, garis, jardineiros têm maior prevalência do câncer de lábio inferior do que a população em comum. As radiações solares são responsáveis pelo aparecimento deste tipo de câncer.A profissào relaciona-se ao aparecimento do Câncer. Também é conhecida a relaçào entre o hábito de mascar fumo e o cancer bucal. Apesar de que a mascaçào de tabaco não consiste numa atividade profissional, em cerstos grupos como boiadeiros, tal hábito é muito difundido, contribuíndo para o aumento da casuística e mesmo das taxas de mortalidade por câncer. O uso do cigarro de palha ainda é comum em certas popluações rurais, apesar de ser um hábito com potencial cancerizável.
O uso incorreto de agrotóxicos associa-se à presença de aftas bucais de difícil tratamento, em geral decorrentes de anemia causada por estes produtos de alta toxicidade.

Relatos de alterações periodontais que afigem os operários que trabalham junto a fornos de alta temperatura em companhias siderúrgicas ou metalúrgicas são conhecidos.
• envenenamento de indivíduos que trabalham com ácidos,metais e outros componenentes devem ser mais investigados. O chumbo,por exemplo, além dos danos hepáticos, renais e neurológicos, pode originar impregnação a nível de gengiva marginal, chamado saturnismo. Ocorre principalmente com sapateiros que colocam tachinhas na boca que possuem o referido metal em sua composição.
• O fato da prevalência do virus da Hepatite B em profissionais da área de saúde ser maior do que na população em geral é um achado que merece atenção. Ao que tudo indica a transmissão profissional-paciente é um fato comum quando pelo o profissional nào encontra-se devidamente imunizado.
• Teriamos que começar a investigar quais as intoxicações exógenas e endógenas decorrentes da atividade laboral que se manifetam nas mucosas bucais dos trabalhadores dos diferentes ramos de atividades. Principalmente nas grandes metalúrgicas onde os operários convivem com altas temperaturas, gases, ácidos e metais.
É um excelente momento para assumir uma visão crítica e analítica do que sucede com a situação bucal dos trabalhadores.

DOENÇAS BUCAIS PREVALENTES EM TRABALHADORES

Há uma grande gama de doenças bucais que aparecem preferencialmente na faixa etária dos trabalhadores. Por outro lado há também doenças sistêmicas cuja manifestaçào inicial pode ser a boca. O diagnóstico precoce e alertador de doenças sistêmicas com manifestação bucal que afetam os trabalhadores pode permitir um diagnóstico precoce e alertador, melhorando em muito o prognóstico e qualidade de vida destes trabalhadores. Portanto torna-se essencial verificar a integridade da mucosa bucal quanto a existência de alterações dentárias, periodontais ou de mucosas.
A AIDS é um exemplo que se sente na prática do dia a dia. Infelizmente o número de portadores de AIDS no Brasil tem aumentado, sendo que. Muitos destes cientes da situação e outros desconhecendo seu estado sorológico. Nossa equipe odontológica é preparada no sentido de não haver nenhum tipo de preconceito ao atender este paciente, bem como de conhecer os riscos de aparecimento de doenças bucais decorrentes da soropositividade pelo HIV. A desmistificação no atendimento e o controle destas doenças oportunistas por parte da equipe odontológica é um dos objetivos de nossa empresa. Por esta razão a DENTISTA EXPRESSO lança manual específico obre AIDS&odontologia.

• Doença periodontal é amplamente prevalente no trabalhador .

• Câncer bucal decorre do uso indiscriminado de fumo e álcool,em geral por período superior a 20 anos.Constata-se que durante o período produtivo de trabalho é que o indivíduo se expõe a estes agentes. Enfatizamos a promoção da saúde através de estímulos ao abandono de hábitos nocivos e da detecção precoce de feridas bucais por parte de Odontólos que realizam exame bucal padrão DENTISTA EXPRESSO .

• A detecção precoce de lesões dos pacientes atendidos que possam portar uma doença sistêmica é uma das metas. Doenças como diabetes ,leucemia, paracoccidiodomicose, sífilis e líquen plano têm suas primeiras manifestções na boca.

• Segundo dezenas de estudos as doenças mais prevalentes em trabalhadores são; afta, candidíase, herpes bucal, GUNA, mucocele, hiperplasia por prótese, que são alterações que poderão ser resolvidas .

• Alerta sobre o hábito do tabagismo e todas as consequencias que decorrem deste , tanto para estimular os fumantes a abandonar o hábito quanto para alertar os não fumantes a dar ínicio a este.