PROGRAMA SAÚDE BUCAL DO TRABALHADOR

Apresentação: A indústria com competitividade precisa contar com trabalhadores saudáveis.
A saúde de sua empresa vale muito!

Introdução: Saúde bucal em equilíbrio – uma necessidade do trabalhador.
Justificativa: Vantagens da empresa que oferece o benefício a seus funcionários.

OPERACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE BUCAL DO TRABALHADOR:
ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO

Módulo 1
Promoção à saúde bucal Estrutura física modular
Ficha simplificada
Ações desenvolvidas

Módulo 2
Unidade móvel/Odontologia Trailer com consultórios odontológicos
Novo modelo de ficha clínica
Procedimentos desenvolvidos:
• Exame clínico padrão / Qualidade DENTISTA EXPRESSO

• Diagnóstico e tratamento de cáries, doença periodontal e doenças bucais.

Necessidade de estabelecer indicadores sobre as doenças bucais prevalentes em trabalhadores . Realização do levantamento epidemiológico da situação bucal de trabalhadores no Brasil / padrão OMS.

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL DO TRABALHADOR

-Programa informatizado voltado ao desenvolvimento de ações de atendimento nas empresas: Módulo 1 (Promoção à Saúde) e Módulo 2 (Atendimento Odontológico).

-Programa informatizado para análise dos dados obtenção dos resultados do levantamento epidemiológico da situação bucal de trabalhadores.

-Normatização do exame bucal padrão – Qualidade DENTISTA EXPRESSO composto por anamnese (exame extra-oral peri-bucal e exame intra oral completo, exame de mucosa, periodonto e cáries) – selo de qualidade.

-Protocolo para desenvolvimento de ações voltadas à Promoção da Saúde, valorização do exame bucal padrão, diagnóstico e tratamento da doença periodontal, doenças de mucosa e cáries.

-Desmistificação no atendimento ao usuário H.I.V positivo.

-Orientação para realização suspeita de doenças sistêmicas com manifestação bucal.

-Produção de material didático para:
-Materiais voltados à atualização profissional nas áreas de AIDS e doenças bucais prevalentes nos trabalhadores.
-Folders para o trabalhador – Como evitar doença gengival e cárie, Auto-exame bucal , Fumo x Cancer.