Índice O.I.D.P.

 

QUALIDADE DE VIDA X SAÚDE BUCAL

O.I.D.P. (Oral Impact on Daily Performance) 

Nos ateremos agora a um índice desenvolvido pela equipe de Aubrey Sheiham – O.I.D.P.

Tradicionalmente os resultados da Saúde Bucal foram conceituados em termos de indicadores clínicos das condições da saúde bucal ou medidas da doença bucal.

Recentemente foi dada mais atenção de como as condições bucais afetam a qualidade da vida em geral.

A esfera de ação de índices subjetivos foi estendida de maneira tal para cobrir aspectos físicos, psicológicos e sociais de funções diárias.

Fora a perda dentária, muitos estudos sócio – dentais focalizam uma série de resultados, enquanto outros estudos focalizam só um resultado.

Dor foi o único maior resultado de alguns estudos. Satisfação com a aparência foi outro resultado chave em muitos estudos relacionados com aspectos estéticos e sociais em odontologia. Enquanto isso, resultados funcionais foram medidos especialmente na habilidade mastigatória.

Alguns indicadores sócio – dentais foram desenvolvidos de estruturas teóricas, modelo de doenças, incapacidades, etc. Não obstante, muitos estudos foram realizados em países industrializados onde a prevalência de doenças dentais era alta.

Medidas iniciais apresentam um resultado limitado, mas índices compostos que cobrem um alcance maior de resultados, são também muito longos e consomem muito tempo para pesquisar em uma população muito grande.

O estudo de Sheiham tem como meta medir a incidência dos impactos bucais sobre a habilidade de realizar atividades diárias, em uma população adulta, utilizando uma nova medida de impacto.

 A medida focaliza em transferir dimensões do impacto em impacto sobre a habilidade de realizar atividades diárias ou desempenhos de tarefas diárias.

O questionário para medir impactos bucais na atividade diária inclui 9 aspectos físicos, psicológicos e sociais de atividades diárias representando variáveis dos diversos indicadores sócio – médicos e sócio – dentais, para cobrir um conteúdo válido. Esses foram: comer e ter satisfação com a comida, falar claramente, higiene dos dentes, realizar atividades físicas leves, dormir e relaxar, rir, sorrir e mostrar os dentes sem embaraço, manter um estado emocional estável, cumprir o trabalho e tarefas, e satisfação no contato com outras pessoas.

 

 


criação: webx