ALTERAÇÃO DE MEMÓRIA E APRENDIZADO

 

 

 

Memória e aprendizado são  processos cognitivos que devem ser considerados juntos.

O aprendizado ocorre quando um indivíduo é capaz de reter  informação ( verbal e näo verbal ) na sua memória .  Se um indivíduo não retem informação em sua memória,supõe-se que o aprendizado não aconteceu.O aprendizado é a passagem da nova informação para memória sensorial (memória rápida associada com os sentidos).

A memória primária e o estágio que retem e organiza a informação , tambem chamada de memoria de trabalho , onde o cérebro armazena 7+ - pedaços de informações por 60 segundos ou menos . A informação nova é geralmente perdida se não há oportunidade para revê-la .

A memoria secundaria e a parte da memoria que armazena o que aprendemos durante nossas vidas.

 

O envelhecimento faz o idoso ser mais distraído e menos capaz de focar no tema de interesse . Idosos levam mais tempo para processar informações novas.Uma vez que isto se processa ele näo transferem rapidamente para a memória secundária .Quando uma nova informação entra no sistema,o idoso não foca nela porque há interferência da informação anterior que ainda não foi processada  . Pessoas idosas necessitam mais tempo para transferir informação para a memória secundária  .

 

 Quanto mais tranquilo o ambiente , melhor o aprendizado .Outro fator é  a velocidade com que a nova informação é apresentada ao idoso.Devido ao processamento lento da parte sensorial o idoso necessita que  instrução seja feita lentamente , e que seja dado mais tempo para processar a informação antes que mais informação seja apresentada.

Instruções para manutenção em casa devem ser feitas por etapas,dizendo o que deve ser feito por primeiro,segundo,etc.  Isto deixa o idoso armazenar a informação na memória secundária,e permite com que ele se lembre na hora de praticar a higiene bucal (por ex.primeiro passe o fio dental e depois escove com a escova macia e pasta os dentes).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


criação: webx