ALERTA ANTI-FUMO

Preocupados com os maleficios que o fumo traz a saude bucal a DENTISTA EXPRESSO presta de serviço  especificamente aos trabalhadores fumantes em que:

'a) os fumantes serao alertados individualmente para os riscos que o fumo pode trazer a sua saude bucal;

b) pretende-se que o fumante inicie um processo de motivacao voltado ao abandono do habito de fumar, atraves da conscientizaçäo do fumante sobre os riscos a que se expoe.

Ha programas que faz 0 fumante sentir-se como um "Ieproso" (hanseniano) antigamente. Nao adianta demonstrar um forte preconceito contra o fumo e trabalhar com abordagem puramente negativa. Isto causara uma resistencia por parte do fumante, que educadamente podera parecer interessado no dialogo, mas fatalmente apresentara uma grande resistencia às informaçöes dadas por sentir-se discriminado de forma negativa.

E muito mais interessante trabalhar com uma abordagem voltada ao lade positivo, enfocando principalmente a auto-estima. Conversar com o fumante sobre os beneficios de !argar ofumo voltado a estetica, halito agradavel, saude gengival e manutençäo do paladar e uma sugestao.

Mesmo que o paciente apresente alguma lesao no palato ou outro sitio, explicar que o indice de reversibilidade de queratoses é muito alto, e que em geral estas lesoes cancerizaveis desaparecem em 6 semanas apos o abandono do habito de fumar.

Desta forma o paciente sentira mais confortavel do que com a abordagem negativa tao comum de ouvir, em que se ameaça 0 paciente de que se nao parar de fumar ele provavelmente vai morrer de cancer. A primeira reaçao dele é dizer: " - Eu tenho um conhecido (tio, amigo, padrinho ou avo) que fumava 3 carteiras por dia e morreu com 99 anos" (por exemplo ... ).

Isto pode até ser verdade, porque sabemos que se o individuo nao apresentar um risco genetico para desenvolver o cancer de boca, ele nao aparecera. Como dizia Barbosa: " Tem cancer quem pode, näo tem câncer quem quer ... " .

De qualquer forma os prejuizos voltados a saude bucal do fumante säo muitos e nao podemos deixar passar em branco este fato se realmente estivermos comprometidos em melhorar a saude bucal do trabalhador brasileiro.

Acompanhar e motivar o paciente que desejar abandonar o habito.

O fumo é a etiologia de muitas doenças bucais:

a)       Cancer bucal

b)      Estomatite nicotinica.

c)       Queratoses e leucoplasias.

d)      Doenças periodontal.

e)       Lingua pilosa.

Alem de que 0 habito de fumar compromete a eficiencia na vascularizaçao dos tecidos bucais, tornando-os mais suscetiveis a infecçöes. 0 exemplo classico é a alveolite que ocorre nos fumantes apos exodontias.

A estetica fica comprometida, por causar manchas por depositos de pigmentos nos dentes. Muitas vezes ate 0 paladar do fumante encontra-se diminuido e 0 halito do fumante pode ser desagradavel. (9)

Nos Estados Unidos, 66% dos dentistas tem se envolvido de alguma forma em atividades anti - fumo. (14)

Por outro lado, em outro trabalho verificamos que apenas 24% dos fumantes recebeu algum tipo de alerta par parte de seu dentista. (16)

Ha sugestoes de que 0 fumante escova os dentes e usa 0 fio dental com menor frequencia que 0 nao fumante. Esta e mais uma razao para ~ Programa de Saude Bucal do Trabalhador  trabalhar com os riscos especificos que 0 fumante apresenta.          l-">- ',F:> t

Em Minesota (EUA) aproximadamente 50% dos dentistas perguntava a seu paciente se era fumante, mas apenas 20% discutia estrategias para cessar o habito. (6)

O programa anti fumo da DENTISTA EXPRESSO proplcla alertar os fumantes para os riscos a que se submete. A entrega de materiais educativos é muito produtiva. Esta e uma açäo de poucos minutos de duraçao, bem recebida pelo trabalhador e tambem pelo empresario, que tende a dar preferencia ao trabalhador nao fumante.

HERBERT, H. et al. (7) realizou um trabalho com higienistas em que 4.761 pacientes fumantes foram acompanhados em um periodo de 12 meses. Ele verificou que dos fumantes de cigarros comuns que receberam uma abordagem minima para parar de fumar:

- 5,57% sentiram-se motivados a parar logo;

- 35% fizeram uma tentativa para parar nos ultimos doze meses;

- 26,2% pensaram em cessar 0 habito em um periodo de 30 dias.

Apenas 1 paciente cessou 0 habito como resultado imediato da intervençao, 0 que e um mau resultado. Apesar disto, este autor calcula que podera ocorrer 13% dos casos de abandono do habito de fumar se for implementado um protocolo para motivar os pacientes a abandonar o habito de fumar .

A nivel de Brasil näo ha relatos de experiencias realizadas em serviços de odontologia .

A DENTISTA EXPRESSO com este serviço demonstra sua filosofia de ver o paciente de forma integral , buscando a qualidade de vida do paciente e do meio ambiente.